domingo, 9 de março de 2014

Isso é ser mulher?

Observando inúmeras postagens no Facebook, cujo conteúdo relacionava-se ao Dia Internacional das Mulheres, fiquei pasma com o quanto as pessoas, homens e mulheres, parecem não terem tanta noção do que estão compartilhando. Nas postagens, vejo um 'q' de reafirmação de estereótipos e discursos sexistas e de inferiorização de gênero. E pra piorar a coisa, inúmeras mulheres, compartilhando!
As conquistas femininas muita das vezes que são apontadas, parecem ser atenuadas... a Luta parece ser deixada de lado e são enaltecidas as características que outrora compuseram uma mulher frágil, submissa e delicada. Há insistência em muitos deles de exacerbar a 'beleza', 'delicadeza' e 'doçura'. Não vi em nenhum dos mais difundidos, agressividade com que bravas mulheres lutaram e lutam!

Vi a dar com pau, a 'capacidade' da mulher em conquistar o mercado de trabalho, crescer na profissão e sorrir ao chegar em casa e lavar uma pilha de pratos, cozinhar o jantar e atender com carinho a todos!
Vi a dar com pau, a 'capacidade' de ter jornada dupla, tripla e ainda ficar linda, doce e carinhosa com a família.
Vi, então, a obrigatoriedade em diante dessas jornadas, a preservação da beleza! E claro, vi, tal preservação associada ao consumo de sapatos, bolsas e maquiagens!

Vi a dar com pau, mulheres mesmo, compartilhando um ideal de beleza ao dizerem "não me venha com parabéns, traga-me sapatos e bolsas".
Vi, então, a compactuação de um discurso: bolsa nova, sapato novo, remetem a essa beleza que cada uma DEVE ter. E claro, não são alpercatas ou embornais presentes nas imagens, mas Chanel e Prada.

Vi a dar com pau, e pasma fiquei ao ver tantos compartilhamentos, carros empilhados com a infame frase: 'Estacionamento de festa de Dia das Mulheres" e piadinhas que reforçam a ideia de que mulher tem de pilotar fogão.
Vi também o oportunismo do comércio: lingerie's, fetichismo sexual e fantasias sendo realizadas... contudo, fantasias deles, homens: promoção nas fantasias de enfermeira, bombeira e policial - reafirmação da tripla jornada? - cabendo lembrar que em concursos militares, apenas 2% das vagas são destinadas ao gênero feminino. E ainda, sem fantasias, calcinhas e sutiãs lidamente sexy e em promoção 'para comemorar com elegância o dia das mulheres'.
Vi ainda, a exacerbação do 'dom' de ser mãe! o poder da mulher em gerar a vida e amamentar. Portanto, vi aí que a mulher que decide não ser mãe, não é mulher completa!
Vi, pessoas achando que estavam fazendo homenagens, a mim, mulher exacerbando minhas habilidades em 'ser mulher', resumindo isso a ter conquistado a possibilidade de sair de casa, trabalhar fora, estar no mercado de trabalho, usar salto, desejar bens e assessórios de beleza que reforçam os estereótipos, cuidar da casa e sorrir com tudo isso!

Caras amigas e amigos, posso não responder-lhes ao certo o que é ser mulher! Mas posso dizer que não é isso que entendo por ser mulher. Se for isso, me falta muito para ser, afinal, não fico exatamente feliz em ter de chegar do trabalho e fazer o almoço sorrindo, tampouco acho isso grande conquista! Acaso não estamos celebrando o acúmulo de funções e a obrigatoriedade em sorrir e encarar tudo isso com delicadeza? Acaso, celebrar e desejar o salto alto, bolsas magníficas não estamos compactuando com os padrões de beleza difundidos pela mídia a todo instante e concordando que temos de ser objetos de grande utilidade. Acaso, compartilhar imagens de carros empilhados não estamos compactuando com as piadas machistas que insistem em por em dúvida nossa prática fora de casa? Acaso não estamos compactuando com a obrigatoriedade em termos de ser pacíficas e dóceis diante de tudo?
Não sei, mas talvez seja por isso, sejamos muitas de nós mulheres tão silenciosas... Silenciadas e conduzidas a docilidade e não resistência!
Espero que no próximo 8 de março, não se repitam tantas postagens com conteúdos que reforçam que a luta feminina é uma luta para ser bem postada no trabalho, feliz no lar e realizada como esposa, mãe e dona de casa, dócil e paciente.

Alguns:



Embora este abaixo trate da diversidade, são todas iguais: mulheres maravilhas, viagem de minha parte pensar que isso é uma 'fantasia' sexual e que ainda reforça um padrão de vestimenta?

 Acaso mulheres são guerreiras por questões hormonais?


É... ser mulher é ter perereca... e servi-la?


  Tem de ser o personagem do Caio Castro, marcado como um safado infiel, que parecia uma máquina de fazer sexo, que aparecia na maioria nas cenas querendo comer alguma personagem da novela?

O estereótipo de que temos para todas as ocasiões sair arrasando! Somos obrigadas né! Não podemos sair como queremos, tem de ser bem vestida para a ocasião, ahh e somos indecisas!





Nenhum comentário:

Postar um comentário